ADEMAR FERREIRA DA SILVA
  1927•2001
Adhemar Ferreira da Silva nasceu em 29 de setembro de 1927, na cidade de São Paulo. De familia pobre, começou a trabalhar muito cedo para auxiliar no orçamento familiar.
Trabalhando de dia e estudando à noite, o jovem Adhemar só iria conhecer o atletismo aos 18 anos, quando começou a treinar em sua hora de almoço. Em seu primeiro salto, considerado excepcional para um iniciante, conseguiu a incrível marca de 12,90m.
Entre a Olimpiada de 1948 e a de Helsinque, em 1952, além de bater o recorde sul-americano que já perdurava por 25 anos, Adhemar bateria o recorde mundial que até então pertencia a Naoto Tajima. Em 1951, foi campeão pan¬americano em Buenos Aires, Argentina.
As Olimpíadas de Helsinque consagrariam Adhemar definitivamente. Já campeão mundial (com a marca de 16,01 m), ele quebrou seu próprio recorde em quatro das seis tentativas de salto a que tinha direito, consagrando-se campeão olímpico com 16,22m. Ao subir ao pódio para receber a medalha de ouro, muito emocionado, Adhemar teria dado uma volta completa na pista para agradecer a ovação, criando assim a famosa volta olímpica, até então inexistente
 

VOLTAR